Conheça A Linha Pró-Cotista Para Financiamento

Conheça A Linha Pró-Cotista Para Financiamento

Trabalhadores com até 36 meses de vínculo empregatício podem realizar o sonho de adquirir seu próprio imóvel. O financiamento pró-cotista é uma das linhas de crédito mais em conta do mercado imobiliário e está ligada diretamente ao Fundo de Garantia – FGTS – oferecido pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Confira as vantagens e requisitos dessa modalidade:

Porcentagem de financiamento: Pode ser financiado até 85% do valor do imóvel. A taxa pode variar entre as instituições bancárias que disponibilizam a pró-cotista (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

Taxas de juros: Atualmente a taxa varia entre 7,85% e 8,85% (financiamentos convencionais, no geral, cobram mais de 11% ao ano).

Valor do imóvel que pode ser financiado: Financia imóveis avaliados em até R$750 mil (valor de avaliação do imóvel ou compra e venda, o que for maior).

Prazo de financiamento: O prazo máximo de financiamento oferecido na pró-cotista é de até 30 anos, o que equivale a 360 meses.

CONDIÇÕES DE USO DA MODALIDADE

Para usufruir das vantagens acima é preciso atender aos requisitos de uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço). Confira os principais:

  • Deve possuir conta de FGTS ativa (estar contribuindo no momento). Caso a conta de FGTS esteja inativa, deve ter no mínimo 10% do valor do imóvel.
  • Possuir no mínimo 3 anos de trabalho sobre o regime do FGTS, consecutivos ou não, podendo ser na mesma empresa ou empresas diferentes;
  • Não ser proprietário, futuro comprador ou cessionário de imóvel residencial pronto ou em construção, que esteja localizado na região metropolitana ou cidade limítrofe da atual residência ou do trabalho, com algumas exceções previstas nos manuais do Agente Operador do FGTS/CAIXA;
  • Não ser titular de outro financiamento ativo concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SHF), em qualquer parte do território nacional;
  • O comprometimento máximo da renda familiar não pode ultrapassar os 30%.

Para esclarecer mais dúvidas, lembre-se de sempre consultar as regras vigentes para o uso do FGTS que estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal.

VALE RESSALTAR:

Essa modalidade é válida apenas se o cliente preencher todos os requisitos do agente financeiro. Por isso, é importante ter em mente que não há uma garantia de que vai ser aprovada, já que vai passar por uma análise de crédito antes.

Todas as condições estão sujeitas à alteração sem aviso prévio. Fique atento e procure sempre se informar sobre as novidades no mercado imobiliário.

A linha de financiamento passou por uma pausa e voltou no segundo semestre de 2016. Segundo a Caixa, a pró-cotista não teve reajuste e continua com as mesmas condições comerciais que foram anunciadas em maio do ano passado.

Com isso, a modalidade pró-cotista aparece como uma possibilidade viável e muito atrativa para o consumidor, pois, em comparação com outras operações de crédito, oferece taxas de juros menores e permite financiar uma porcentagem maior do valor do imóvel.

Para saber mais informações de como adquirir um imóvel, confira nossa publicação.

Artigo publicado em parceria com a Tibério Construtora

  • Updated 22/02/2017