receita de brigadeiro gourmet

Receitas De Brigadeiro Gourmet Para Você Ganhar Dinheiro

Todo mundo no Brasil já comeu um brigadeiro, mas agora você vai conhecer a melhor receita de brigadeiro gourmet do Brasil(segundo a minha mãe). Você talvez não saiba mas o brigadeiro é um dos doces mais versáteis que temos, onde com uma simples receita (sério, pode usar qualquer receita e fazer brigadeiros deliciosos) você pode criar sabores e sensações intensas a quem come.

Hoje em dia neste mundo todo gourmet, brigadeiros não são diferentes. O doce favorito dos brasileiros agora evoluiu e conquistou o mundo. Recentemente tivemos notícias da inauguração da primeira Brigadeiria na Europa. Isto prova que o doce está ficando globalizado e tem muito mercado!

Antes de contar minha história com brigadeiros gourmet, preciso dizer que fazer brigadeiro é fácil, agora, fazer um brigadeiro que venda é outra coisa.

Eu recomendo o Curso Cinquenta Tons De Brigadeiro para que você se aperfeiçoe e possa aumentar suas vendas!

Eu empreendi durante muito tempo fazendo brigadeiros gourmet. Inclusive tinha uma food bike onde comercializava meus doces. Mas confesso que não era fácil. Eu vendia tanto brigadeiro gourmet que não tinha mais tempo para mim. E então tive que contratar funcionários para me ajudar.

Food Bike Onde Eu Vendia A Melhor Receita de Brigadeiro Gourmet

O negócio deu tão certo que eu me perguntava se seria por causa do brigadeiro gourmet ou da food bike, e então resolvi fazer esta mesma pergunta como uma pesquisa para meus clientes.

Hoje esta food bike não é mais minha pois mudamos para a Europa mas, ela continua fazendo sucesso e os brigadeiros gourmet vendendo muito!

Para minha surpresa, eles diziam que a minha receita de brigadeiro gourmet era diferenciada, que geralmente, quando se come um brigadeiro, ele fica doce demais, enjoativo… o meu não era assim, dava facilmente para comer 4 ou 5 unidades.

Sem dúvida nenhuma hoje o brigadeiro gourmet já faz parte do grande hall dos doces finos. Acha que estou exagerando? Continue lendo e tire suas conclusões.

A História Do Brigadeiro (uma das mais prováveis)

Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), O Brigadeiro Eduardo Gomes, que era candidato a Presidência da Republica pelo Partido da União Nacional, costumava dar festas para angariar fundos para sua campanha. Em uma dessas festas, as doceiras inventaram um doce para tentar agradar o candidato.

A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto teria agradado que, numa dessas festas de campanha, teria sido feito o doce para arrecadar fundos. Como as festas eram muito boas e a campanha era feita basicamente no boca-a-boca, as pessoas chamavam outras para comer o “docinho do brigadeiro” e com o passar dos anos foi sendo chamado de “brigadeiro” ou “negrinho” como é chamado no Rio Grande Do Sul.

Agora que você já conhece a história, vamos ao que interessa.

Qual A Diferença Entre Brigadeiro e Brigadeiro Gourmet?

O brigadeiro que você mais encontra hoje no mercado é o tradicional, ou “brigadeiro normal”.  A receita de brigadeiro normal é basicamente leite condensado, manteiga e achocolatado (o famoso Nescau).

A receita de brigadeiro gourmet é um pouco diferente. Enquanto o brigadeiro normal utiliza ingredientes de qualidade inferior, o brigadeiro gourmet é feito com ingredientes de ponta, com chocolate puro de excelente qualidade. Por isso fica com um sabor mais “suave” e com um aroma de cacau inconfundível!

A diferença entre o brigadeiro gourmet e o normal é que o gourmet leva ingredientes puros de excelente qualidade.

Neste artigo vou mostrar somente como fazer brigadeiro gourmet pois acredito que o normal você já deve ter feito algumas vezes… quem nunca? 😉

Dinheiro não compra felicidade, mas compra brigadeiro. Você já viu alguém triste comendo brigadeiro? #brigadeirogourmet Click To Tweet

A RECEITA DE BRIGADEIRO GOURMET

A Receita de Brigadeiro Gourmet

Agora vou ensinar você como fazer brigadeiro. Mas não como você faz normalmente, vou ensinar a fazer brigadeiro gourmet de uma maneira que você não vai conseguir parar de comer, e vai querer vender para todos da família e amigos. Acredite, dá um bom dinheiro.

Você vai precisar de uma panela com fundo grosso e de um pão duro ou espátula de silicone. Panelas de fundo fino não dão certo pois queimam o chocolate muito facilmente arruinando sua receita de brigadeiro.

INGREDIENTES
395g Leite Condensado De Boa Qualidade (Moça)
80g Chocolate Puro Ao Leite da marca Callebaut
20g Cacau em pó 100% Plein Aróme da marca Barry Callebaut
10g Manteiga sem sal Premium ou extra da marca Aviação

Modo De Preparo

Para fazer um brigadeiro de qualidade, alguns cuidados são necessários. Primeiro você deve misturar os ingredientes na panela de fundo grosso e mexer bem, ligue o fogo bem baixo e continue mexendo. Tome o cuidado de mexer sempre sem parar para que não grude. Você vai notar que primeiro o doce vai ficar bem liquido, depois vai começando a engrossar. Vire a panela de lado para testar o ponto. Se o doce escorrer no fundo da panela ainda não está pronto. O ponto ideal é o de cambalhota. Quando você virar a panela seu brigadeiro deve dar uma cambalhota ou enrolar no fundo da panela. Este é o ponto ideal. Retire da panela e despeje em um prato untado com manteiga.

Agora é só fazer as bolinhas como desejar. Para uma receita de brigadeiro gourmet, as bolinhas são feitas normalmente com 20g e forminhas número 4. Você tem um rendimento de cerca de 23 unidades.  Para festas, faça as bolinhas com 16g cada com forminhas numero 5. Lembre-se de usar granulados de qualidade. Os da marca Callebaut são os mais indicados.

Bem, agora você deve estar se perguntando o porque eu usei cacau em pó na receita. Este é um segredinho que deixa o seu brigadeiro gourmet mais gostoso, mais intenso. Adicionando o cacau em pó, você consegue “quebrar” o doce mas não ao ponto de deixar amargo e sim o suficiente para ficar sedoso. Quando o brigadeiro é muito doce, as pessoas não conseguem comer mais do que um ou dois, adicionando o cacau em pó, você vai notar que ele fica na proporção exata da doçura, e você consegue comer sem enjoar.

Variando a Receita de Brigadeiro Gourmet

Você pode variar a receita acima de inúmeras maneiras. Aqui vou dar algumas dicas mas acredito que você não deva ficar somente nessas, crie as suas e ouse inovar!

Muitas receitas utilizam um ingrediente chamado “delipaste” que você encontra facilmente em lojas especializadas.

Veja abaixo algumas receitas que são top de vendas!

Brigadeiro Noir 70%

Este brigadeiro é para os verdadeiros amantes do chocolate. Intenso,com amargor moderado e forte aroma de cacau.

395g de leite condensado
70g de chocolate meio amargo Callebaut
30g de cacau em pó 100% Plein Aróme Barry Callebaut
10g de manteiga extra sem sal

Sugestão: Faça as bolinhas e passe em Nibs de Cacau Torrado e Triturado. Você vai arrasar!

Brigadeiro de Mocha

Este é um brigadeiro de alto valor comercial, ele vende muito pois a combinação de café com chocolate é perfeita.

395g de leite condensado
100g de chocolate ao leite
20g de Delipaste de Mocha
10g de manteiga extra sem sal

Sugestão: Fazer as bolinhas e passar no pó de cacau 50%

nibs de cacau
Nibs de Cacau Torrados E Triturados

Brigadeiro de Limão Siciliano

Esta é uma variação bem comercial, quem gosta de um sabor mais cítrico vai amar.

395g de leite condensado
100g de chocolate Branco Velvet da Marca Callebaut
Suco de 1 limão siciliano
Raspas do mesmo limão
10g de manteiga extra sem sal

Sugestão: Fazer as bolinhas e passar no açúcar gelado ou de confeiteiro.

Curso de Maçãs Gourmet

Brigadeiro De Nozes

395g de leite condensado
100g de chocolate ao Leite Callebaut
100g de Nozes trituradas
10g de manteiga extra sem sal

Sugestão: Fazer as bolinhas e envolver em nozes trituradas.

Brigadeiro De Maracujá

395g de leite condensado
100g de chocolate Branco Velvet da Marca Callebaut
20g de suco concentrado de maracujá (Maguary)
10g de manteiga extra sem sal

Brigadeiro de Colher

Este é o mais fácil, basta seguir a receita de brigadeiro gourmet e retirar do fogo no ponto em que o doce começar a ficar espesso. Sugiro que você acrescente 1 colher de sopa de Gianduia na sua receita de brigadeiro. Você vai conseguir um brigadeiro de colher ao leite com um gostinho de pasta de avelãs. Simplesmente irresistível!

Outros Sabores

Você pode criar o sabor que quiser, como já deve ter notado, a base é sempre a mesma. O delipaste é um grande trunfo na receita de brigadeiro gourmet. Experimente o de Mirtilo, frutas vermelhas, pistache, capuccino, menta, maçã verde e o de Amarena.

Experimente também fazer o brigadeiro de Banana, que vende muito! Pique 100g de banana passas e misture na receita de brigadeiro branco. Você vai se surpreender com o sabor e o aroma.

Com as receitas acima você já pode começar a vender seus brigadeiros facilmente.
Com o tempo, você vai notar que já criou tanto, modificou tanto que tem a sua própria receita de brigadeiro gourmet.

Como Vender Brigadeiro Gourmet

Convenhamos que você não precisa de muita propaganda pois o brigadeiro vende por si. Mas como você vai explicar que o seu brigadeiro custa R$4,00 a unidade quando a padaria da esquina vende o cento a R$40,00?

Você deve “gourmetizar” o seu discurso também. Qual dessas frases vende mais?

Que tal adoçar sua tarde com um brigadeiro ao leite?” ou “Que tal transformar sua tarde comendo um brigadeiro feito com puro chocolate Belga?

Sem dúvidas a segunda. Até eu fiquei com vontade de provar… Você pode atrair seus clientes divulgando sabores diferentes. A maioria das pessoas conhece o brigadeiro ao leite. Elas precisam experimentar sensações diferentes. Ofereça degustação dos sabores novos e tenha o seu discurso de vendas sempre bem ensaiado.

Uma idéia interessante e que sem dúvida aumenta os ganhos e divulga seu trabalho é fazer oficinas de brigadeiro gourmet. Essas oficinas são feitas dando para cada grupo de crianças as massas prontas (não ensine a fazer pois isso pode ser perigoso e alguns pais podem não confiar seus filhos mexendo em brigadeiro quente). De as massas e 3 ou 4 tipos de coberturas. Cada crianças faz 6 ou 12 brigadeiros de 20g. Elas adoram, é um tema interessante e você lucra bem.

Você pode até ensinar como fazer brigadeiro mas você faz e não deixa que as crianças cheguem perto. A escolha é sua.

Você pode usar receitas de brigadeiro gourmet preto e branco para diversificar. Lembre-se que quem vai comer são crianças então não exagere na criatividade da receita e mantenha no básico e doce.

Lembrete: Crianças e jovens preferem os sabores mais doces como o ao leite, de churros, de leite ninho com nutella. Adultos preferem sabores mais extremos como maracujá, limão siciliano, mocha, capuccino.

Bônus: Faça o download da planilha de cálculo de preço do brigadeiro .

Você pode vender a unidade ou em caixinhas com 4, 6, 8 e 12. Eu tive uma food bike preparada para venda de brigadeiros. E por experiência posso dizer que é uma atividade altamente lucrativa. Você deve inovar e não ter medo de vender brigadeiro. Muita gente tem tirado o sustento deste doce. Talvez você até tenha ouvido falar da Maria Brigadeiro. Caso não conheça, procure conhecer imediatamente.

Esta mulher não só faz um brigadeiro delicioso como tem uma das brigaderias mais charmosas (e famosas) do Brasil.

Talvez você ainda queira levar a arte de fazer brigadeiros mais a sério e resolva realmente investir (e posso dizer que vale a pena). Para novas receitas e dicas, recomendo fortemente o curso da Claudia Gourmet, que ensina muitas dicas e truques além de inúmeras receitas. Compre o livro clicando neste link.

Veja mais em Como Um Casal Demitido No Mesmo Dia Deu A Volta Por Cima

Conclusão

Fazer brigadeiro para mim é uma terapia. Gosto de criar novos sabores e desestruturar os já conhecidos. Você tem toda a liberdade para inventar qual sabor quiser. Mas tenha sempre em mente que a receita de brigadeiro gourmet leva ingredientes de excelente qualidade.

Não tente substituir ingredientes achando que seus clientes não vão notar. Quem compra um brigadeiro gourmet quer algo diferente, surpreendente. Proporcione isto aos seus clientes e você vai prosperar no seu negócio.

Lembre-se! Especialize-se no seu negócio para prosperar! Faça o curso de brigadeiros agora mesmo clicando aqui.

Depois que fizer esta receita ou se você tem outras dicas, deixe aqui nos comentários para que outros leitores possam aproveitar também!

Rolar para cima